Técnico-administrativos da UFRB se reúnem em assembleia

 

Nesta terça-feira (04/10), os técnico-administrativos da UFRB participaram de assembleia, no Anfiteatro da Reitoria, para avaliar a adesão ao Dia Nacional contra o Desmonte do Estado Brasileiro (contra a PEC 241, o PL 257 e a reforma do Ensino Médio), convocado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), além de informes nacionais e locais, para esta quarta-feira (05/10).

A coordenadora geral da Assufba, Aida Maia, iniciou a atividade com os informes da paralisação, ocorrida no dia 29/09), e leu o email encaminhado pelo Sindicato ponderando sobre a adesão à paralisação desta quarta-feira (05/10).

O documento diz que a Coordenação da Assufba, juntamente com a Seção Local, avaliou que, por não ser uma deliberação da FASUBRA em conjunto com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), a orientação é pela não adesão à paralisação do dia 05/10. Os atos isolados não têm dado musculatura política para o enfrentamento que está por vir.

Depois, foi lido o chamado da FASUBRA, que diz que no dia 28 de setembro, a representação da FASUBRA Sindical, do Andes-SN (Sindicato dos docentes das universidades) e da UNE (União Nacional dos Estudantes) se reuniram na sede da Federação em Brasília (DF) para avaliar a mobilização contra os ataques à educação e reforçar o estado de greve da categoria dos técnicos administrativos. Após socialização de avaliação e informes, foram incluídas na agenda das entidades as seguintes atividades:

4 de outubro – Reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) na sede do ANDES-SN

5 de outubro – Dia Nacional de Lutas contra o desmonte do Estado Brasileiro. Realização de Assembleias Unificadas com participação dos estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Ato no Congresso Nacional contra a PEC 241/16 e desmonte do Estado Brasileiro.

10 de outubro – Reunião das Entidades da Educação pública nacional na sede da FASUBRA, em Brasília-DF.

20161004_104037

A palavra foi passada para o representante da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, João Marcos Marques, que fez um relato sobre a greve da categoria, que dura 30 dias, e das dificuldades de negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e mostrou solidariedade à mobilização dos servidores públicos em defesa dos direitos.

A assembleia aprovou, por aclamação, duas moções de apoio: à paralisação por tempo indeterminado dos bancários e pelo respeito ao direito constitucional de greve exercido pela categoria, além disso, que a OAB de Pernambuco retire o pedido de prisão contra a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues.

Os presentes ainda encaminharam a inserção dos técnicos nas atividades conjunta com as demais categorias:

Cruz das Almas

8h30 – Plenária no auditório da Reitoria para debater o desmonte do funcionalismo publico;

14h – Informes e novos passos para a construção da greve geral no auditório da Reitoria;

 

CECULT

13h – Filme O mundo global visto do lado de cá – Silvio Tender

Logo depois, debate sobre a PEC 241 (docentes, discentes e técnicos)

 

CAHL

14h30 – Aula pública Golpismo de ontem e de hoje;

17h – Plenária Conjunta no pátio;

19h – Aula pública MP 746 e o desmonte do ensino médio público;

 

CCS

Café político cultural

9h – café da manhã;

9h30 – levantamento da possibilidades de atividade no CCS com a população;

10h30 – Organização de grupos de trabalhos;

11h30 – Atividade Cultural.