Técnico-administrativos em Educação da UFBA aprovam, por unanimidade, adesão à greve geral nesta sexta-feira (28/04)

Cientes da necessidade de ampliação da mobilização contra as medidas neoliberais do governo Temer, sobretudo após a aprovação da reforma trabalhista na Câmara Federal, os Técnico-administrativos em Educação da UFBA aprovaram, por unanimidade, adesão à greve geral. A decisão foi tomada em assembleia, realizada nesta quinta-feira (27/04), na Faculdade de Arquitetura.

O coordenador geral da Assufba, Renato Jorge, chamou a atenção da categoria sobre a necessidade de participação na paralisação, que deve ser a maior da história recente do país. Diversas categorias se unem e engrossam o coro contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária, além da Terceirização, já sancionada. A ideia é parar o Brasil. A resistência popular é a única saída para barrar os ataques do governo Temer.

Para ampliar o alcance, o coordenador de Comunicação do Sindicato, Francisco Vilares, falou sobre a retomada da Coordenação de Servidores Públicos Federais na Bahia, que tem feito um trabalho amplo de divulgação da greve, através de panfletagens em áreas de grande circulação da cidade, jornais, banners e campanha em busdoor.

Francisco Vilares_Assembleia

O coordenador de Assuntos Jurídicos e dirigente da FASUBRA, Paulo Vaz, deu os informes nacionais e falou sobre os desdobramentos da lei da terceirização no serviço público. Também falou sobre o apoio do Ministério Público do Trabalho à greve, que declarou que a paralisação nacional é legítima e tem respaldo na Constituição.

Paulo Cesar Vaz_assembleia

 

Arbitrariedades

Durante a assembleia, também foi relatada e discutida a atitude antidemocrática e unilateral por parte de algumas unidades que querem impor aos servidores a jornada de trabalho de 40 horas. É válido lembrar que o CONSUNI (Conselho Universitário) já aprovou a implantação dos Turnos Contínuos na UFBA. A Assufba procurou a PRODEP (Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas) e já tomou as providências necessárias para reverter este retrocesso.

 

Sucateamento do SMURB

Outro assunto debatido minunciosamente na assembleia foi a situação do SMURB. O Serviço Médico Universitário Rubens Brasil tem sofrido ataques e ameaças por parte da diretoria, que impõe sucateamento ao setor de Fisioterapia. O Coordenador de Esporte e Cultura, Mario Sergio, informou que a Assufba participou de reuniões para fazer o enfrentamento e deve lançar uma campanha contra o desmonte do SMURB. “Precisamos preservar, ampliar e fortalecer um equipamento tão importante para a comunidade universitária, que cuida da saúde de estudantes, professores e técnicos com excelência, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão”.

Mario Sergio_Assembleia

Boas notícias

A Coordenação do Sindicato informou à categoria duas iniciativas construídas junto com  a UFBA para ampliar a capacitação e qualificação dos servidores, a exemplo da criação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva para os Técnico-administrativos em Educação da Universidade. O edital deve ser publicado em breve.

Outra excelente notícia é o Programa de Apoio à Extensão dirigido aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação. Iniciativa que vem sendo praticada pelos docentes ao longo dos anos e agora, em um ato de ousadia e inovação, busca valorizar os Técnico-administrativos enquanto produtores de conhecimentos e construtores da Universidade. O Edital PAEXTec 2017 tem o objetivo de apoiar “propostas de ações temporárias ou continuadas que desenvolvam processos de produção e/ou difusão de conhecimento associados às atividades universitárias dos servidores, que promovam interface com ensino e pesquisa e articulação da universidade com a sociedade”, conforme divulgado pela PROEXT (Pró- Reitoria de Extensão Universitária). A categoria deve ficar atenta às informações e participar desta experiência modernizadora da instituição.