Trabalhadores bloquearam acesso ao MPOG na madrugada do dia 06

Na madrugada do da quinta-feira (6/8), integrantes da Caravana Nacional da Educação da Fasubra Sindical ocuparam e bloquearam as entradas de acesso ao prédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os trabalhadores técnico-administrativos em greve, reivindicam negociações efetivas com o governo federal e rejeitam a contraproposta de reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos (não repõem as perdas inflacionárias desde 2012 e não cobre a inflação para os próximos anos).

Após a pressão da categoria em não permitir a entrada dos servidores do ministério no prédio, o secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, e Wladimir Nepomuceno se reuniram com a representação da Fasubra. Os trabalhadores permaneceram com o bloqueio ao prédio.
Reunião

Reunio MPOG

Mendonça reconheceu que a contraproposta do governo federal não foi aceita pela maioria dos servidores públicos federais. Afirmou ainda que, sua posição não é imutável sobre discutir o índice econômico. De acordo com ele, provavelmente no dia 17 de agosto será apresentado o resultado das discussões internas do governo. A partir de hoje, Mendonça se comprometeu a participar das reuniões entre Fasubra e Ministério da Educação (MEC), incluindo discussões de itens da pauta de impacto financeiro.

Nesta sexta (7), acontece a reunião no MEC com o secretário de Ensino Superior, Jesualdo Farias às 11 horas. Dentre os pontos da pauta específica serão discutidos: carreira, step, racionalização, incentivo à qualificação, aposentados, jornada de trabalho e outros. A Fasubra Sindical afirma que o estabelecimento de negociações de fato, são resultado da força da greve. “Agosto Vermelho”, intitulado como mês de luta dos trabalhadores, começou com manifestações e atos que revelam a dignidade da categoria na luta por seus direitos, conquistando espaço e respeito nas negociações.

Após a reunião, a Caravana Nacional da Educação se juntou à Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais, a caminho do Ministério do Planejamento, no bloco K.