UFBA abre Semana de Artes e Cultura dos Servidores

Música e poesia marcaram a abertura da I Semana de Artes e Cultura dos Servidores da Universidade Federal da Bahia. No Teatro Martim Gonçalves, a comunidade acadêmica prestigiou o recital apresentado pelo técnico-administrativo Ramon Reverendo dos Santos e o som da Orquestra de Violões da Escola de Música. Na abertura do evento, que segue a até a próxima sexta-feira (25/11), a reitora Dora Leal falou sobre a oportunidade de o corpo técnico e professores apresentarem seus talentos e capacidade de expressão. “Faltava um espaço de convivência em nossa universidade onde muitos de nós pudéssemos mostrar alguma dimensão de arte”, afirmou.

O coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge, esteve presente na mesa de abertura e destacou que “a iniciativa, apesar de embrionária, é importante que se dê”. Renato disse que com o passar dos anos a universidade perdeu sua capacidade de gestar eventos e lembrou a efervescência vivida na década de 80, quando o Restaurante Universitário era palco de atitudes espontâneas da comunidade, que expressava em música e poesia os pensamentos e ideal da época.

O dirigente sindical ressaltou ainda o desejo de colaborar com o crescimento do projeto. “Para a ASSUFBA, entidade que completa 31 anos de existência, será um prazer contribuir como parceira para juntos construirmos uma ação mais efetiva”, disse Renato. A baixa adesão da comunidade, todavia, não desanimou a pró-reitora de Extensão, professora Dulce Aquino. “Acho que a semente é sempre uma coisa pequena, mas com potencial enorme”, afirmou motivando a realização de outras edições da Semana de Arte e Cultura dos Servidores da UFBA. A coordenadora de Desenvolvimento Humano da PRODEP, Rosilda Arruda, também defendeu a continuidade do projeto como forma de interação para os trabalhadores. “Precisamos cultivar espaços de vivência que vão além do cotidiano”, reforçou.

A programação da Semana de Arte e Cultura segue nesta terça-feira (22/11), sempre das 17 às 20h, com a abertura da exposição de arte, que mostra pinturas, desenhos e escultura dos servidores Cícero Gonçalves (IGEO), Cybele Santiago (Poli), Delza Souza Dórea (aposentada), Gilmar Barbosa (PCU), José Henrique Oliveira (IPSI), Kátia Rosana Dórea (MEV), Paulo Sérgio Dórea (SAD) e Samara Aranha da Silva (BIO). Também na terça haverá a mostra de talentos, com a apresentação do grupo “ufband”.

Na quarta-feira (23/11), além da mostra de talentos, com apresentação da Escola de Dança, está prevista a participação musical do Prof. Cleverson Suzart (Faced) e convidados. A Filarmônica da Escola de Música se apresenta na quinta-feira (24/11). E no dia seguinte (25/11) Antonio Lopes das Neves (CDH) realiza espetáculo de dança de salão durante a mostra de talentos; depois acontece apresentação do grupo, música e teatro formado por Silvanício dos Santos (CDH) e Josiclécia Lourenço, antes da cerimônia de encerramento da Semana de Arte e Cultura. A promoção é da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), através da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

 22/11/2011