ASSUFBA lança o NEGRUFBA Coletivo de Negros e Negras da UFBA

Como parte das comemorações no mês de novembro, mês da Consciência Negra, dentro do projeto NOVEMBRUFBA, a Assufba desenvolveu uma série de atividades referentes à temática racial.

Logo no início do mês, de 3 a 6/11, as Coordenações de Formação Sindical, Antonio Bomfim e Comunicação, Cássia Maciel acompanharam a equipe de produção do documentário “ Amassa o Barro’, que retrata a tradição da construção de casas de taipa na comunidade remanescente de quilombo de Lajes dos Negros, distrito do município de Campo Formoso.

Com iniciativa de Edgar de Jesus e Elóisa Góes coordenadores de aposentados, a atividade ‘Aposentados no Cinema’ levou nossos colegas às salas de cinema da cidade,no dia 08/11, quando assistiram aos filmes “Jardim das Folhas Sagradas”, de Pola Ribeiro e nos dias 14 e 15/11 ‘ Capitães de Areia’, de Paloma Amado.

O ápice do Projeto NOVEMBRUFBA acontece com o lançamento do Coletivo de Negros e Negras da UFBA – NEGRUFBA. Com esta iniciativa da Coord. de Políticas Sociais e Antirracismo, Eliete Gonçalves e Nelson Neves, a direção da ASSUFBA atende a uma demanda antiga de nossa categoria e ratifica o compromisso assumido na campanha pela atual direção. Para Umberto Bastos, militante histórico da causa racial .“Este evento inicia os trabalhos do Coletivo que pretende refletir sobre o combate ao racismo e à discriminação racial, bem como sobre as relações raciais na contemporaneidade”.

“Nosso objetivo é colocar na pauta da universidade o debate sobre as relações raciais, geralmente silenciado no espaço acadêmico seguindo uma visão hegemônica pautada na braquitude, que perdurou na comunidade universitária da UFBA por muitos anos, cenário que vem se modificando com o advento das cotas e a realização de concursos públicos” afirma Antonio Bomfim.

O encontro vai ocorrer dia 29 de novembro (terça), às 09h, na Sala de Cinema da UFBA, situada no PAC- Pavilhão de Aulas do Canela, ao lado da FACED. Com o tema ‘Milton Santos: Um intelectual na Universidade Brasileira’, o debate terá como convidado o Prof. Dr. Fernando Conceição, da Fac. de Comunicação da UFBA.

“Queremos promover as condições para o debate amplo, profundo e enriquecedor sobre o empoderamento do povo negro e construção de uma agenda comum de combate a discriminação. E nessa luta a universidade tem papel fundamental no avanço dos direitos e busca da igualdade de oportunidades”, ressalta o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge Pinto.

22/11/2011
Ascom ASSUFBA Sindicato