UFBA define hoje o posicionamento sobre o Future-se. Em seguida tem a abertura do Congresso 2019

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFBA têm um compromisso importante nesta terça-feira (29/10), às 14h30, quando acontece reunião extraordinária do Consuni (Conselho Universitário). Na pauta, o posicionamento oficial da Universidade Federal da Bahia sobre o programa Future-se. 

Desde que foi lançado, em 17 de julho, o Future-se, do Ministério da Educação, tem recebido críticas de diversos setores da sociedade. O reitor da UFBA, João Carlos Salles, já afirmou que  “qualquer projeto para o futuro das universidades deve assegurar o inequívoco compromisso do Estado com seu financiamento público e em patamares adequados; a integridade de seu patrimônio físico e um modelo único de gestão, que garanta comensurabilidade ao sistema; a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e o compromisso do servidor com a coisa pública; e a prevalência, na pesquisa, no ensino e na extensão universitária, de critérios e interesses acadêmicos sobre o interesse imediato do mercado”.

A reunião antecede a cerimônia de abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019. O evento, que reúne a comunidade universitária, acontece anualmente. É mais uma oportunidade para reflexão ampliada e aprofundada sobre sua produção, seu papel social e suas heranças e perspectivas.