UFBA e SENAI reafirmam parceria com novo Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural

A Universidade Federal da Bahia e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), assinam um Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com vistas ao desenvolvimento de projetos e atividades. O objetivo é tornar a UFBA a primeira universidade a estar presente no Cimatec Park. 

A parceria reafirma também a cooperação já existente entre a UFBA e o Senai Cimatec. Um dos exemplos é a Escola Politécnica, que formou, no ano de 2000, os primeiros especialistas do Cimatec em Tecnologias de Integração da Manufatura. O Cimatec também participou com seus professores na implantação do mestrado em mecatrônica da UFBA, parceria entre a Escola Politécnica e o Instituto de Computação. Desde 2008, o programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento em seu curso de doutorado (DMMDC) é desenvolvido em parceria pelas duas instituições juntamente com o IFBA, UNEB, UEFS e LNCC. O projeto de pesquisa, que está em curso, na área de usinagem de moldes de alumínio para moldes de alta produção, envolve a UFBA, o Cimatec e a UFSC. Este projeto visa a desenvolver o setor automotivo no Brasil.

Um dos destaques é o projeto “Identificação de SARS-CoV-2 em corpos d’água e esgoto como ferramenta para estimativa de contágio por COVID-19 da população”, aprovado em 2020 pelo CNPq, que tem como intuito caracterizar, no esgoto e em diferentes corpos d’água, a presença e a concentração do SARS-CoV-2 (etapa desenvolvida no Cimatec), utilizando os resultados como uma ferramenta complementar à testagem da população para avaliar o seu nível de contaminação, assim como a presença e a concentração de alguns tipos de medicamentos e drogas recreacionais ou de abuso (etapa desenvolvida na UFBA), cuja utilização possa estar aumentando nesse período.