UFOB adota medidas para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus

Com o intuito de reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2/COVID-19) entre os membros da comunidade universitária, a Gestão Superior da Universidade Federal do Oeste da Bahia deliberou sobre as medidas que serão adotadas ante a pandemia.

Foi instituído o Grupo de Trabalho para o Gerenciamento do COVID-19 da UFOB, responsável pelo monitoramento dos eventos que resultem em mudanças significativas de atividades no âmbito da Universidade Federal do Oeste da Bahia e que demandem medidas de contingência.

Os organizadores de atividades extracurriculares, como eventos, feiras, seminários e visitas guiadas aos laboratórios, museu, dentre outros, devem cancelar ou adiar os eventos. As atividades do Programa Universidade da Maturidade estão suspensas, assim como viagens não essenciais (dentro e fora do país) de docentes, técnicos-administrativos e discentes estão canceladas, até que o panorama se mostre mais seguro.

O uso do Ponto Eletrônico Biométrico como forma de controle interno de frequência está suspenso, adotando a folha de controle até a regularização, conforme orientação da PROGEP.

Sempre que possível, as janelas e portas dos ambientes devem ser mantidas abertas para que seja priorizada a aeração natural dos espaços. O uso de plataformas de teleconferência deve ser priorizado para realização de reuniões.

Os docentes e os colegiados de curso devem iniciar uma avaliação de quais atividades de seus componentes curriculares poderão ser realizadas por meio de metodologias de ensino-aprendizagem não-presenciais, caso haja necessidade de aprofundar as medidas de contenção, sobretudo, envolvendo suspensão das atividades presenciais.

O Grupo de Trabalho para o Gerenciamento do COVID-19 da UFOB irá se reunir hoje, 16/03, às 17h.

Portaria 68/2020 e a Portaria 69/2020 do Gabinete da Reitoria entram em vigor a partir de hoje e são válidas para todos os campi da UFOB.

 

Fonte: UFOB