Unilab adere a Abril Verde, campanha pelas vítimas de acidentes de trabalho

O “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho” é comemorado em todo o mundo. A data foi instituída por sindicatos canadenses após um acidente que matou 78 trabalhadores nos Estados Unidos em 1979;

Em maio de 2005, foi promulgada no Brasil a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças de Trabalho.

A Unilab, por meio da Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT) e da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), comemora o Abril Verde em homenagem a data. A campanha visa estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho, alertando para a importância de ações que diminuem os números de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho.

Na Unilab existem alguns procedimentos básicos para prevenir acidentes de trabalho. A instituição orienta aos servidores algumas ações para prevenção de acidentes de trabalho, como a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva apropriados para atividade laboral, além de instruir aos trabalhadores a comunicar modificações no setor ou local de trabalho que ofereçam riscos não identificados previamente pela equipe de segurança do trabalho.

Caso o servidor sofra um acidente de trabalho ou a caminho dele ou se tiver doenças com a possibilidade de serem relacionadas ao trabalho, deve-se seguir às seguintes recomendações:

1- Comunicar à chefia imediata sobre o ocorrido, que deve preencher parcialmente a Comunicação de Acidente em Serviço do Serviço Público – CAT/SP;
2- Após preenchimento parcial pela chefia imediata, este deve enviar para à DSSQVT, que será submetido à análise do Setor de Segurança no Trabalho (SST);
3- Em seguida, o Setor de Segurança no Trabalho (SST) envia o Relatório de Investigação de Acidente e/ou Incidente para apreciação do perito médico oficial em saúde;
4- A partir daí o servidor será direcionado para ser avaliado pelo médico perito oficial em saúde, a fim de estabelecer o nexo causal, caso confirmado, será incluso no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor público Federal (SIASS).

Vale lembrar que a notificação através da CAT/SP é uma ferramenta importante para que a equipe multidisciplinar da DSSQVT consiga investigar a dinâmica do acidente para promover ações preventivas e/ou corretivas com intenção de evitar novos acidentes ou doençar ocupacionais.