Vitória na Ciência: vacinas contra covid-19 serão aplicadas em crianças entre 5 e 11 anos e universidades garantem direito a comprovação de vacinação

O ano já começou mal para os negacionistas do governo Bolsonaro. No último dia de 2021, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do ato do Ministério da Educação que proibiu a exigência do comprovante da vacinação contra a Covid-19 em universidades e institutos federais.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, tinha proibido através de parecer, que “não é possível às Instituições Federais de Ensino o estabelecimento de exigência de vacinação contra a Covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais, competindo-lhes a implementação dos protocolos sanitários e a observância das diretrizes estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021”. A decisão do ministro acaba com a validade deste despacho publicado no dia (30/01).

Vale lembrar que em decisão da Plenária Nacional Virtual da FASUBRA Sindical, realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, que contou com a participação dos delegados da ASSUFBA, teve como condição ao retorno presencial das atividades nas universidades o passaporte vacinal. A plenária também definiu que haja medidas de monitoramento da saúde dos trabalhadores(as) e estudantes, como teste amostrais periódicos para identificar assintomáticos de Covid-19.

E não parou por aí. Outra decisão do Governo negacionista de Bolsonaro, era postergar a vacinação entre as crianças de 5 a 11 anos. Essa medida já fez com que 558 crianças de 5 a 11 anos morressem de covid-19 no Brasil até novembro de 2021. Mas na última quarta-feira (05/01) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a vacinação para crianças de 5 a 11 anos.

Além da liberação, a ANVISA também certificou a segurança e eficácia das vacinas nas crianças. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde (MS), a imunização será iniciada ainda em janeiro, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose.

Vacinas salvam vidas e ajudam a combater a disseminação da covid-19 e suas demais variantes. Os brasileiros ainda estão em processo de retomada pós-isolamento e isso exige que todas as pessoas, sejam crianças ou adultos, se protejam contra o coronavírus. O governo Bolsonaro exerce uma política de genocídio e não se preocupa com a vida da população brasileira. Por isso, o negacionismo não deve avançar.

Confira o esquema de vacinação:

Nas crianças sem comorbidades será realizada a imunização por faixa etária:

De 10 a 11 anos;
De 8 a 9 anos;
De 6 a 7 anos;
De 5 anos.