Abertura do Congresso reúne autoridades e lideranças sociais e sindicais

A abertura oficial do 4º Congresso Nacional da CTB, na noite desta quinta-feira (24/08), foi bastante representativa, com participação de inúmeras autoridades, centrais sindicais, parlamentares e lideranças trabalhadoras.

Como anfitrião, o presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro, cumprimentou os presentes e afirmou que o momento exige luta. Ele destacou que a recomendação da CTB para os sindicatos é endurecer a postura nas negociações salariais. “Se eles querem que o negociado prevaleça sobre o legislado, nós vamos endurecer na mesa de negociação, nós vamos lutar por reajustes cada vez maiores”, destacou.

Ele afirmou que os trabalhadores e trabalhadoras precisam batalhar pela eleição de parlamentares comprometidos pela luta. “Se eles pensam que vão eleger os caciques de sempre, vamos mostrar que podemos eleger políticos comprometidos com a luta popular e trabalhadora”, encerrou.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, comentou que a política é fundamental para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras e que o movimento sindical tem de lutar não apenas por direitos trabalhistas e melhorias salariais, mas também pela mudança na correlação de forças políticas, pela transformação do país.

Mais de 1.200 líderes sindicais do Brasil e do mundo participam do Congresso, que acontece até a noite de sábado (26/08). Delegações de todo o Brasil estão representadas no evento.

Estiveram presentes ao encontro, a secretária de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana; a secretária de Políticas para Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira; o diretor-presidente da OIT, Peter Porschen; o presidente da FSM e diretor da Cosatu (Sindicato da África do Sul), Mike Makwayiba; secretário-geral da Força Sindical-BA, João Carlos Gonçalves; a desembargadora regional do Trabalho (TRT-BA), Adna Aguiar, representantes das centrais sindicais CUT, Nova Central, UGT e Força Sindical, representantes da UBES, UBM, entre outros.

Os parlamentares Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Fabíola Mansur (PSB-BA) também estiveram presentes ao evento.

Fonte: CTB Bahia