Ação da Hora Extra Incorporada sob novo golpe

Mais uma vez a ASSUFBA é surpreendida pela direção da UFBA, em pleno período de feriados de final de ano, e com o recesso judiciário iniciado no dia 18/12, com novo golpe no processo das horas extras incorporadas.

Por e-mail, no último dia 23/12, foi encaminhado ofício pela Prodep para o Sindicato informando o corte da parcela original das Horas Extras no pagamento de janeiro, que sairá no início de fevereiro, em mais uma atitude ilegal e desumana dessa Universidade.

Ocorre que, apesar do despacho do Juiz da 3ª Vara da Justiça Federal na Bahia, ineditamente acatar os argumentos da AGU, já discutidos e vencidos no processo, também remete a execução à observância do princípio da irredutibilidade dos vencimentos, o que não está sendo levado em conta no parecer de força que mutila o trânsito em julgado.

No mês de julho/12, quando houve o corte da parcela de reajustamento das Horas Extras Incorporadas, numa atitude equivocada e inconformista da AGU (Advocacia Geral da União), a comissão que acompanha o processo e os coordenadores do Sindicato identificaram claramente a intenção da Universidade pelo corte também da gratificação original, apesar de termos ouvido de todos que ainda estavam estudando a questão.

Mas é importante frisar que, apesar de identificada a intenção do corte, não poderíamos supor que fosse executado num momento de tanta fragilidade social e financeira da nossa categoria pois, além da pandemia que nos acomete, ainda nos encontramos sob ataques intensos e constantes de um governo autoritário e cruel!

Mais uma vez estamos diante de uma atitude arbitrária e desumana, e todas as medidas possíveis para reverter essa situação serão tomadas.

A ASSUFBA continuará fazendo o que sempre fez, lutando pra reverter as injustiças praticadas, lembrando que, se não fosse essa direção do Sindicato, a comissão e Dr. Ivan, já estaríamos sem essa parcela desde 2010.

Quanto à direção da UFBA, continuaremos a ser incisivos, demonstrando a nossa indignação e exigindo respeito! Precisamos ser respeitados como categoria e como um Sindicato forte e representativo, que sempre defendeu não só os nossos direitos como também o serviço público e a universidade pública e de qualidade!

Seguiremos acreditando no nosso direito e no trabalho do nosso advogado, no qual temos inteira confiança!

E na luta sempre!