Assembleia avalia Greve e discute Turnos Contínuos

Uma movimentada assembleia na Escola Politécnica da UFBA reuniu no dia 21, pela manhã, mais de 200 servidores técnico-administrativos da UFBA em greve. Os servidores trataram dos encaminhamentos da greve, iniciada no dia 15 e discutiram, também, os Turnos Contínuos luta em curso e que se fortalecerá com a greve.

Foto: Américo Barros

Durante a assembleia, a categoria foi informada sobre a situação do movimento local, com o relato das atividades realizadas nos Campi de Ondina e do Canela. “Ficamos surpreendidos com o esvaziamento das unidades no Canela”, afirmou o coordenador de Comunicação, Valmiro dos Santos, comentando o “arrastão” político realizado na manhã de ontem(20), no Canela.

Os informes nacionais foram passados pelo coordenador Jurídico da ASSUFBA e coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz, que conclamou a categoria à luta. “O nosso movimento está forte. Já são 50 Instituições Federais de Ensino paradas no País. Temos que mostrar ao Governo que o nosso movimento é o do conjunto dos técnico-administrativos que possui um papel importante no cumprimento da missão da Universidade enquanto instrumento de desenvolvimento e transformação social. Nosso fazer é um dos pilares do processo de expansão que as IFES vêm passando nesse momento. E investir no salário, carreira e condições de trabalho dos técnicos também é investir em educação”, salientou.

Foto: Américo Barros

Hospitais

A situação da greve nos hospitais foi reportada pela servidora do Hupes, Aline Soares. “A greve está forte no hospital. Hoje completa uma semana, temos que fortalecer ações contra a EBSERH, essa é uma luta de todos. “

Os encaminhamentos da greve na Maternidade Climério de Oliveira foram relatados pela coordenadora de Comunicação, Cássia Virginia Maciel, que informou sobre a campanha de doação de frescos de vidro para o Banco de Leite da MCO.

Foto: Américo Barros

Turnos Contínuos

A Coordenadora Nadja Rabello informou sobre os trabalhos do GT, bem como sobre as ações desenvolvidas pela Assufba no sentido de fortalecer a luta pelos Turnos Contínuos na UFBA, segundo ela “Muitas unidades participaram,houve dificuldade de diálogo em algumas, mas a maioria aponta para a viabilidade.”

Em seguida, foi aberta a avaliação pelos servidores que contribuíram informando sobre a discussão em suas unidades e acrescentando fatores para o entendimento de toda categoria de que esta é uma luta justa e fundamental para o desenvolvimento da UFBA.

Segundo Cássia Maciel, coordenadora de comunicação da Assufba “ É preciso que o que já acontece nas unidades seja regulamentado pelo CONSUNI garantindo justiça de tratamento entre servidores e a efetiva ampliação do atendimento à comunidade, em tempo maior e com mais servidores.”

No dia 28/06, a categoria fará nova assembleia na Escola Politécnica da UFBA, a partir das 9h.

22/06/2012

Ascom ASSUFBA Sindicato