Assembleia na UFBA ratifica suspensão do movimento

Com grande representatividade da categoria, cerca de 200 servidores ocuparam hoje (19), o auditório da Escola Politécnica da UFBA, e analisaram a suspensão do movimento de greve, iniciada no último dia 14, acatando a decisão do Comando Nacional de Greve. A categoria votou mais uma vez pela manutenção da suspensão da greve e realização de atividades até fim do recesso parlamentar, por ampla maioria, com apenas 15 votos contrários e nove abstenções.

Foto: Américo Barros

A categoria discutiu o momento da suspensão da greve com o retorno as atividades e concluiu que o debate da continuidade do movimento é secundário. “Se não voltarmos à mesa de negociação, não iremos conhecer as propostas do governo. Não podemos é entrar o ano que vem sem nada”, ressaltou a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA Sindicato, Cássia Virginia Maciel, que provocou com um questionamento “de qual será a estratégia adotada pela categoria a partir de agora”. Cássia relatou também a situação da greve nos hospitais, onde houve assédio a servidores e também atritos com a gestão, e que os servidores se posicionaram também pela suspensão da greve.

Trajetória

O coordenador geral da ASSUFBA, Renato Jorge Pinto lembrou a categoria a trajetória deste movimento que se fez forte e representativo, indo buscar os parlamentares, o governo, e enfrenta agora uma situação grave, que é o fato de nenhuma categoria do executivo estar em greve. “Temos o pior salário do serviço público e todo executivo trabalhando. Nossa greve foi participativa, mas o nosso propósito sempre foi a negociação. Retornar a greve neste momento é uma aventura, principalmente que nossos interlocutores estão em recesso”, disse referindo-se ao Congresso Nacional.

“Não temos medo de fazer greve, mas não podemos ser irresponsáveis. Vamos aguardar a peça orçamentária até 31 de agosto, para fechar então todos os acordos. Não podemos é ficar fora dos R$19 bilhões”, enfatizou Renato Jorge.

A categoria vai continuar mobilizada e participando de atividades durante este mês. No dia 21 de julho, vai estar presente no ato das Centrais, no Campo Grande, às 9h, pela Agenda da Classe Trabalhadora, e no dia 4 de agosto, fará Assembleia Geral, na Faculdade de Arquitetura para avaliar o movimento.

19/07/2011