Trabalhadores da UFRB decidem pelo retorno à Greve

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (20), em Cruz das Almas, os servidores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovaram o retorno imediato à Greve. Com 15 votos contrários e três abstenções, a categoria voltou atrás da decisão tomada na reunião anterior, em que foi votada a suspensão do movimento.

A reunião foi marcada pela ampla participação dos servidores, que trouxeram suas reflexões e avaliaram o movimento. A coordenação da ASSUFBA Sindicato explicou a atual conjuntura. “O momento exige habilidade dos servidores para buscar estratégias e contornar a situação. Precisamos participar dos 19 bilhões previstos para o Orçamento de 2012. Se voltarmos à greve agora não teremos interlocutores, já que o Congresso Nacional retoma as atividades no próximo dia 2”, pondera Paulo Vaz, coordenador jurídico da ASSUFBA.

Fotos: Américo Barros

Servidora da UFRB e coordenadora da ASSUFBA, Aida Maia propôs a ratificação da deliberação do Conselho de Representantes da ASSUFBA que decidiu manter a suspensão, objetivando sentar à mesa de negociação e conhecer a proposta do Governo. “Recuar agora não significa desistir da luta, mas buscar uma forma de voltar à mesa de negociações. Caso o governo não apresente parecer favorável aos servidores poderemos retomar a Greve de forma unificada e intensificar as mobilizações”, explica Aida Maia.

A posição atual do Comando Nacional de Greve (CNG) foi abordada pela para coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel. “É preciso atentar tanto para mudança feita no eixo da Greve, quanto para a proposta do CNG de unificação com os servidores públicos federais, sendo que estes já estão na mesa negociando e indicam greve apenas após a conclusão das negociações”, afirma a coordenadora, que ressalta, ainda, o fato de ser esta a única categoria de fora da mesa. “Na assembleia da UFBA, no dia 04 de agosto, avaliaremos o movimento. Se for preciso voltar à Greve, voltaremos com toda força, inclusive para nortear a ação do CNG e defender a unidade na Fasubra”.

Instalação do CLG

Com o fim da assembleia, os servidores se reuniram imediatamente para instalar o Comando Local de Greve. “Encaminharemos a decisão da categoria, inclusive com um calendário intenso de mobilizações. Pela representatividade da assembleia, esperamos grande adesão às atividades”, observa Everaldo Bastos, coordenador da ASSUFBA.

ASCOM ASSUFBA Sindicato