ASSUFBA participa de ato na UFRB em Defesa da Autonomia Universitária, com a presença do ex-presidente Lula

O presidente do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), reitor Silvio Soglia, convocou os conselheiros em ato público nesta sexta-feira, 18 de agosto, no campus de Cruz das Almas, para apresentar o comunicado oficial no qual suspende a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em cumprimento à decisão judicial da 10ª Vara Federal Cível da capital baiana.

Após o término da leitura do comunicado foi realizado um Ato em Defesa da Autonomia Universitária com a presença de autoridades locais, parlamentares, representantes sindicais e estudantis, do ex-reitor e atual secretário de educação do município de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel Nacif, do secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais e Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino, além dos reitores Naomar Almeida (UFSB), João Carlos Salles (UFBA), Evandro Silva (UEFS), Renato da Anunciação (IFBA), e o assessor especial da reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marcius de Almeida Gomes.

A representante do sindicato dos servidores técnico-administrativos na UFRB (Assufba) Aida Maia fez a abertura do Ato. “A tentativa de interferir na autonomia universitária não pode quebrar o ímpeto da comunidade acadêmica em realizar as ações da universidade”, comentou.

Confira fala do Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, durante o ato:

O reitor Silvio Soglia demonstrou preocupação com a interferência na autonomia universitária e reafirmou a disposição da UFRB em realizar posteriormente a entrega do título honorífico ao ex-presidente como forma de reconhecimento do seu legado à expansão e interiorização do ensino superior público no Brasil. “Nós suspendemos a sessão solene em obediência a uma decisão judicial porque nós somos acima de tudo um povo respeitador das instituições desse país. Do mesmo modo, gostaríamos que respeitassem as decisões da nossa instituição e por isso estamos participando desse ato cívico de pessoas comprometidas com o desenvolvimento e com a democracia no Brasil. Aqueles que são defensores dessa Universidade serão todos bem acolhidos nesse momento”, concluiu.

Após o término do Ato, o reitor recebeu a visita do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na Sala de Conselhos da Reitoria. O ex-presidente agradeceu ao reitor e os conselheiros e falou da sua alegria em voltar a UFRB. “Nossas universidades não servem apenas para dar título Doutor Honoris Causa, fiquei sabendo que tem uma filha de quilombola que conseguiu chegar à UFRB. Quando ela se formar e ganhar seu diploma, esse será meu título”, afirmou.

Para a deputada federal Alice Portugal, presente no ato,”o título Honoris Causa não foi entregue neste dia, mas já é do presidente Lula. Com 12 anos, a UFRB está reconhecendo que foi o presidente Lula que tirou a Bahia do ostracismo universitário, porque os governos carlistas deixaram o estado 60 anos apenas com uma universidade e com o governo Lula chegamos a seis instituições de ensino superior. É uma homenagem justa para aquele que fundou a instituição. Ter interrompido essa homenagem é um ferimento de morte e que abre precedente grave para a quebra da autonomia universitária.

Fonte: UFRB