ASSUFBA vai discutir Programa de Qualificação dos TAE

Na próxima quarta (31/10), a ASSSUFBA Sindicato discutirá com os servidores sobre o Programa de Qualificação dos Técnico-administrativos (PQSTA) proposto pela PRODEP/UFBA e discutido pela Comissão de Gestão de Pessoas do Conselho Universitário (CGP/ CONSUNI). O PQSTA da UFBA envolve um conjunto de ações de educação formal que vão desde a oferta de educação básica, à educação pós-graduada a ser oferecida por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado.

O PQSTA da UFBA está organizado em quatro vertentes: Programa Institucional de Bolsas de Auxílio à Graduação e à Pós-Graduação; Programa de Reserva de Vagas em Cursos de Pós-Graduação stricto sensu existentes na UFBA e criação do mestrado profissional; Participação da UFBA no Mestrado Profissional de Administração Pública em rede, coordenado pela ANDIFES; e Programa de oferta continuada de cursos de pós-graduação lato sensu.

Segundo o coordenador da ASSUFBA, Renato Jorge, que também é conselheiro, o programa é uma iniciativa positiva. “Estamos à disposição para melhorá-lo e trabalhar pela sua efetivação, mas precisa de discussão sobre algumas limitações que o programa apresenta, como por exemplo, abarcar a educação básica”, defende.

A Comissão de Gestão de Pessoas incluiu o debate sobre o PQSTA na pauta do CONSUNI do dia 26 de outubro, mas a representação dos TAE apresentou um encaminhamento, que foi acatado pela reitora, para a retirada de pauta devido à eleição da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS).  “Está em curso o processo eleitoral da CIS, que regimentalmente tem a prerrogativa de fiscalizar e acompanhar a implementação de ações relativas à nossa Carreira, defendemos que primeiro elejamos a CIS e depois façamos a discussão do Programa no Conselho”, afirma Cássia Maciel, representante dos TAE no CONSUNI.

De acordo com Nadja Rabello, membro da CGP e representante dos TAE no CONSUNI o trabalho na Comissão foi bem produtivo e avançou bastante na proposta inicial, porém, para que a implementação do programa obtenha sucesso e atenda as expectativas dos TAE, é fundamental ampliar o debate com a categoria”.

Clique aqui para ter acesso à minuta do Programa.

 

Ascom ASSUFBA Sindicato

29/10/12