Audiência na Câmara dos Deputados discutirá o direito de organização sindical no setor público nesta quinta-feira (26/09), às 14h

Será discutido, na Câmara dos Deputados, em audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, o direito de organização sindical no setor público. A atividade está marcada para esta quinta-feira (26/09), no plenário 10, a partir das 14h.

Segundo a idealizadora da audiência, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), se torna necessário à realização do debate, uma vez que o setor sindical vem sofrendo com violações à liberdade organizacional e por medidas antissindicais adotadas por alguns órgãos públicos. Erika também ressalta a importância da democracia da atividade sindical.

Participarão da audiência a secretária sub-regional do Brasil da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Denise Motta Dau, além do coordenador-financeiro da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajude), Roberto Eudes Fontenele Magalhães, entre outros convidados.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) Inteligência, em julho deste ano, apontou crescimento no apoio e na confiança entre as entidades sindicais. De acordo com o levantamento, 45% dos entrevistados aprovaram a atuação dos sindicatos. Em 2018, o índice era de 35% de confiança. Denominada de Índice de Confiança Social (ICS), a sondagem ocorreu com 2.002 pessoas a partir de 16 anos, em 144 municípios do país.

 

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados