Bilhões destinados à alimentação escolar estão parados em cofres públicos

De acordo com a matéria publicada pelo UOL, R$ 1,7 bilhões que deveriam ser atribuídos à alimentação escolar pelo FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) estão parados nos cofres públicos brasileiros. Com isso, em várias escolas do país não tem alimentação para oferecer às crianças e adolescentes, a situação está bastante precária.

A alimentação escolar tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento, melhorar as condições nutricionais e além disso formar bons hábitos alimentares, infelizmente não estão recebendo verba, e sendo assim, milhares de jovens ficam sem ter o que comer. Com base no Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar, 33,1 milhões de brasileiros e brasileiras passam fome (15,5% da população), publicado em junho de 2022.   

Desta forma, aumenta o número de casos de fome, e a não execução desses recursos se enquadra como violação ao direito humano. Por isso, para os gestores municipais, o baixo valor repassado pelo Executivo vai ser uma das dificuldades para se usar o dinheiro da mesma forma entre os alunos da rede municipal.