CTB Bahia debate impactos da conjuntura para os negros em seminário

A CTB Bahia realizou um seminário na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, no espaço Cultural do Sindicato dos Comerciários de Salvador, para debater sobre a atual conjuntura política, econômica e social do Brasil, sob a perspectiva racial, além dos impactos da situação na inserção da população negra no mercado de trabalho.

A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Silvio Pinheiro, e a vice-presidente Rosa Souza; o diretor de Trabalho e Renda da Unegro, Everaldo Vieira; secretárias de gênero e raça do Sindicato dos Comerciários, Rose Correia e Josélia Santos; e o secretário de Combate ao Racismo da Sinttel, Gidomar Santana. As palestrantes do evento foram: Sirlene Assis, presidente da Unegro Bahia; Mônica Custódio, secretária nacional de Políticas de Promoção e Igualdade Racial da CTB; e Ana Margaret,  técnica da Dieese.

Em sua exposição, Sirlene Assis falou sobre a importância da unidade do movimento negro neste momento atual. “Falar de movimentos negros é falar de direitos humanos, a historiografia brasileira negou e continua negando nossa história. Os negros estão nos piores cargos nos trabalhos, principalmente em Salvador”, disse.

Para Mônica Custódio, a realização do seminário é muito importante para os trabalhadores, principalmente neste momento em que o racismo ainda é grande. “Para nós da CTB, é muito importante debater mais uma vez esse assunto, uma discussão que pauta trabalho, o preconceito e direitos humanos. Isso é fundamental, pois é no mercado de trabalho que essa ferramenta chamada racismo se materializa, no mercado de trabalho que é tirado de você o direito a dignidade, a emancipação”.

O secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Silvio Pinheiro, também falou da importância da realização do seminário. ” Esse evento foi uma oportunidade que a CTB Bahia, junto com todas as secretarias de combate ao racismo, teve para expor o pensamento da central como um todo, foi um debate construtivo sobre a experiência de como trabalhar e discutir o racismo no mercado de trabalho, agradecemos a todos que participaram desse encontro”.

Para encerrar o encontro, Ana Margaret falou sobre a pesquisa de inserção do negro no mercado de trabalho. “Apesar de representarem a maior parte da população, os negros possuem um legado histórico de discriminação que se reflete em uma inserção no mercado de trabalho pior do que a dos não negros. Em todas as atividades, o rendimento dos não negros é superior que o dos negros”, concluiu.

Fonte: CTB Bahia