Dataprev é notificada devido a vazamento de informações de aposentados e pensionistas

A Dataprev foi notificada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) a suspender a contratação de tecnologia de reconhecimento facial e impressão digital de beneficiários do INSS.  A suspensão foi solicitada por conta do grave problema de vazamento de dados e informações sobre os cidadãos. 

De acordo com o Idec, o vazamento das informações dos pensionistas e aposentados ocorre há anos e é utilizado para cometimento de fraudes e assédio, principalmente aos idosos, por meio de listas fornecidas clandestinamente.

Responsável pela segurança dos dados e informações previdenciárias, a Dataprev se movimentou junto ao INSS e ao Idec, para determinação de medidas contra os vazamentos. Até o momento, no entanto, ainda não foram apresentados respostas claras sobre o ocorrido.

Como objetivo da aquisição, a Dataprev espera dispensar o beneficiário de ir às agências bancárias e da Previdência Social para realização da prova de vida. Porém, o risco de vazamento de dados de aproximadamente 35 milhões de brasileiros, os quais possuem dados pessoais administrados pela empresa, inviabilizam o processo, uma vez que vazamentos de dados biométricos e captados por reconhecimento facial são capazes de expor mais informações no que diz respeito ao titular.