Em Assembleia da ASSUFBA, reitor da UFRB dá informes sobre o retorno presencial gradual das atividades acadêmicas e administrativas

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fábio Josué dos Santos, participou da Assembleia Geral da ASSUFBA, na manhã desta terça-feira (14/12), para falar com a categoria sobre a Resolução Nº 07/2021, aprovada pelo CONSUNI, que define o retorno presencial gradual dos servidores docentes e técnico-administrativos da instituição para as atividades acadêmicas e administrativas.

De acordo com a resolução, as unidades administrativas e acadêmicas vão convocar ao retorno ao trabalho presencial 20% dos servidores estagiários e bolsistas, a cada intervalo de 15 dias, até alcançar o limite de 100%.

O reitor lembrou que o convite para assembleia surgiu de uma reunião com a presença da ASSUFBA e dos representantes da categoria nos Conselheiros Universitários. Sobre a volta às atividades presenciais de forma gradual, Fábio Josué informou que a instituição tem tido uma postura muito cuidadosa e cautelosa.

Ele disse ainda que a UFRB desde o início da pandemia criou um Plano de Contingenciamento, um Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19, que orientou a comunidade universitária e assessorou as ações da Administração Central e dos Conselhos Superiores, além da adoção do trabalho remoto.

A Pró-Reitora de Extensão e presidente do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19, Tatiana Velloso, afirmou que o comitê tem feito um monitoramento importante e um acompanhamento responsável sobre a questão da pandemia no âmbito da instituição.

Também disse que foi criado um Grupo de Trabalho com especialistas e lançado um questionamento à comunidade universitária para verificar as condições de volta. Segundo o reitor, até a última sexta-feira (10/12), o percentual de resposta chegou a 61%.

Coordenadora Geral da ASSUFBA, Aida Maia, reforçou que os Técnico-Administrativos em Educação sempre mantiveram o compromisso de manter a instituição funcionando e nunca se furtaram do retorno ao trabalho presencial, porém, reafirmam o posicionamento de defesa da vida e das condições necessárias para esta volta, conforme decisão de assembleia.

Durante a assembleia, os servidores fizeram intervenções e questionamentos à gestão da UFRB, como o cumprimento das medidas de biossegurança, higienização dos locais, exigência do comprovante de vacinação, possibilidade de testagem, além de fornecimento de EPIs adequados. As perguntas foram respondidas pelo reitor Fábio Josué e a Pró-Reitora Tatiana Velloso.

No período da tarde, o CONSUNI vai discutir a mudança da fase 4 (flexibilização) para a fase 5 (abertura parcial), de acordo com as Diretrizes Institucionais de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19.