Em assembleia histórica, servidores da Unilab campus dos Malês (BA) e Ceará se juntam para deliberar comissão eleitoral dos TAEs e eleições para reitorado

Pela primeira vez desde a criação da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), a ASSUFBA e o SINTUFCE realizaram nesta terça-feira (26/01), uma assembleia conjunta com os servidores do Campus dos Malês, na Bahia, representados pela ASSUFBA e dos campi do Ceará, representados pelo SINTUFCE.

A mesa foi composta pela Coordenadora da ASSUFBA e servidora da Unilab, Adelmaria Ione, o Diretor do SINTUFCE, Wagner Pires, e os servidores Francisco de Assis e Patrício Trajano.

Logo no início, foi colocada a pauta em votação com os pontos: Processo de consulta informal para a escolha da nova gestão da Unilab; Representação TAE nos Conselhos superiores; Conselho Universitário; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; e Construção das pautas da categoria para ser entregue aos postulantes à Reitoria da Unilab. As servidoras Rafaela Carvalho, Julie Anne e a Coordenadora Adelmaria Ione contribuíram com a sugestão de novos pontos da pauta, o que foi aprovado pela maioria.

A servidora Rafaela Carvalho trouxe a discussão sobre os TAEs no Conselho Universitário, que atualmente conta apenas com a representação de três servidores e cinco vagas abertas. A Técnica-Administrativa em Educação fez um pedido à categoria para que se habilitassem a concorrer às eleições e, assim, aumentar a representação dos TAEs dentro do CONSUNI e CONSEP.

Os servidores expuseram os relatos sobre os auxílios insalubridade e transporte, que foram cortados durante a pandemia. Ione explicou que a ASSUFBA já está com um processo na Justiça para garantir os benefícios a todos os trabalhadores representados pelo Sindicato.

O teletrabalho foi um ponto importante nas discussões. Ione falou sobre os perigos da “uberização” do trabalho e informou que as discussões estão sendo levadas para o GT da Unilab.

A Coordenadora da ASSUFBA enfatizou as diferenças e implicações do uso dos termos teletrabalho e trabalho remoto. “O trabalho remoto não pode ser comparado nunca ao teletrabalho e não nos serve como referência. Nós estamos em trabalho remoto impositivo e não sabemos nem como é a modalidade do teletrabalho”, explicou.

Na assembleia, os nomes de Adelmaria Ione, Patrício Trajano, Pedro Bruno, Carlos García e Francisco Silveira foram aprovados por unanimidade para compor a Comissão Eleitoral para escolha dos representantes dos TAEs no CONUSNI e CONSEP. Já na comissão para atualização do documento das demandas dos TAEs para os candidatos à Reitoria da Unilab, os servidores Rodolfo Pereira (CE) , Socorro Maciel e Jocélia Melo foram escolhidos pelos servidores.

Foi acordado ainda, que haverá uma nova reunião para discutir a proposta de normas para consulta informal de reitor, a primeira a ser realizada na Unilab em 10 anos, e retirada dos membros da Comissão Eleitoral para o pleito, além da apreciação das pautas que serão entregues aos candidatos.

Ao final, o servidor Francisco Silveira pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19 e uma saudação aos servidores na área da saúde e ciência por todos os esforços neste último ano para frear a pandemia. A ASSUFBA reforça a necessidade de união na categoria neste momento de crise sanitária e reitera o posicionamento em defesa da vida e por vacinação gratuita para todos os brasileiros.