Governo Bolsonaro propõe MP que reduz salário e acaba com direitos dos trabalhadores

O governo de Jair Bolsonaro bate recordes quando se trata do desemprego e ações que prejudicam a classe trabalhadora. Um dos ataques do presidente é a MP 1.045, que resulta na redução/suspensão de salários e direitos, além de incentivar a contratação sem carteira assinada e dificultar o acesso do trabalhador à justiça gratuita.

A MP, já aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 10 de agosto, foi incluída na pauta de votação desta quarta-feira (01/09), no Senado. A Medida Provisória, além de reduzir o salário dos trabalhadores, retira a obrigatoriedade de os patrões pagarem direitos, como previdência, FGTS, 13º salário, remuneração de férias e horas extras.

A proposta de Bolsonaro, se aprovada, vai aprofundar as dificuldades dos brasileiros, que já sofrem com o poder aquisitivo reduzido, em função dos sucessivos aumentos nos preços dos alimentos, combustíveis e energia elétrica. Sem falar na perda de perspectiva de futuro.

É preciso barrar a política ultraliberal de Bolsonaro. Para isso, é essencial a união da classe trabalhadora neste momento. Por isso, a ASSUFBA e a CTB chamam a todos e todas para participar da mobilização. No dia 7 de setembro, o Sindicato volta às ruas no Grito dos Excluídos, para lutar contra esta e outras pautas antipovo do governo. Em Salvador, o ato acontece às 10h, no Campo Grande.