HUPES participa de mutirão nacional de cirurgia de catarata

Fachada do Hupes. Foto: Arquivo UFBA em Pauta

Fachada do Hupes. Foto: Arquivo UFBA em Pauta

O Hospital Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia participa do mutirão nacional para a realização de cirurgias eletivas na especialidade de oftalmologia, com foco em catarata que começou hoje e prossegue até o dia 7 de julho, nos hospitais universitários federais de todo o Brasil. A realização dos mutirões integra a Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade, do Ministério da Saúde, tendo sido ampliada, nos hospitais universitários, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação.

A operação para correção da catarata – perda da transparência do cristalino, lente natural do olho – é uma das mais procuradas pela população usuária do sistema público de saúde, e a iniciativa tem o objetivo de reduzir as filas desses procedimentos nos estados. Os pacientes atendidos serão aqueles já cadastrados pelos hospitais e que aguardavam pela realização da operação.

Para o segundo semestre deste ano, estão previstos outros dois mutirões, sendo um destinado a cirurgias nas áreas de oncologia, ginecologia e próstata e outro a cirurgias gerais.

 Fonte: UFBA em Pauta