Informe da Assembleia Geral da UFRB no dia 10/06

A coordenadora Aida Maia fez a abertura da reunião repassando as ações que desenvolveu juntamente com o Comando Nacional de Greve (CNG-Fasubra) e avaliação do cenário nacional, onde firmou que a greve não tem mais sucesso que o CNG encontra-se sem decisões e orientações para com a base que quase não tínhamos reunião do CNG, considerando que a nível nacional ate a pauta que foi deliberada para deflagração da greve já não mais estava sendo lembrada, relatou ainda que a greve foi pensada para todos servidores públicos federais e que ate o momento não aderiram, só o SINASEFE ainda muito lento, que o ANDES por motivo tão lógico não decidiram deflagrar por causa do momento que não era propício, durante sua participação realizou avaliação das informações contidas no Informes de Greve do CNG, fez ainda o relato dos acontecimentos da ultima reunião do Comando Local de Greve (CLG-UFRB) o documento da CLG/UFBA onde foi discutido e apoiada com ressalva (informe passado) e a demanda da Reitoria referente à realização das matrículas dos discentes da UFRB, demanda esta que foi discutida na reunião do CLG que as demandas seriam atendidas conforme a atendimento da pauta local, nos pontos apreciação pelo CONSUNI da minuta dos turnos contínuos no âmbito da UFRB e composição de comissão que avalia a disponibilização de área para construção de conjunto habitacional dos servidores da UFRB.

Após a reunião o CLG confeccionou-se o ofício endereçado a Reitoria da UFRB com a contra proposta no atendimento, a entrega do ofício foi acompanhado pelo CLG o qual foi recebido pelo Reitor e com imediata resposta, ficando assim reunião do CONSUNI para o dia 09/06, com único ponto de pauta apresentação da minuta, foi indicada a professora Tatiana Ribeiro Velloso como relatora, foi informado sobre a composição da comissão que avaliará disponibilização de área para construção de conjunto habitacional dos servidores da UFRB que a portaria foi expedida no dia anterior (09/06), comissão esta composta por Aída Maia, Luís Gustavo, Leonardo Pontes e Welington de Souza. Continuou o relato sobre os posicionamentos da reunião do CONSUNI e foi aberto para os participantes da reunião para fazerem observações sobre as colocações sobre a discussão do conselho. Passando as observações Sirlei Dias fala da implantação dos turnos contínuos e mesmo que este não seja implantado em todos os setores haverá a geração de demandas para outros setores que necessitarão da ampliação do funcionamento para serem atendidas. Denis Gadelha ressalta que dependerá da categoria para garantir a implantação a todos os setores, pois há momentos que ficamos após o horário de trabalho para adiantar as demandas mesmo não tendo funções gratificadas. Paulo Abdalla fala da conquista dos turnos contínuos na UFBA na época do Reitor Germano Tabacof e que a conquista da categoria foi retirada devido ao não comprimento com as metas de funcionamento por uma pequena parcela da categoria.

Na avaliação da greve, depois de varias discussões e ponderações quanto ao ponto de pauta local e que acreditamos que estávamos só começo da conquista tão esperada, Aída Maia propõe a saída da greve a nível nacional e a permanência local por todas as informações já passadas e vista por todos e com consenso que a greve a nível nacional está desfalecendo informando ainda que a APTFURG já havia saído e UFMG estava em assembleia naquele momento avaliando a saída.

Luís Gustavo faz avaliação da reunião do CONSUNI, propôs a continuidade da greve pela pauta local e constituição de duas comissões uma para regulamentar para implantação dos turnos contínuos na UFRB outra para ajudar a comissão já indicada para a construção da Associação ou Cooperativa para viabilizar a disponibilização de área para construção de conjunto habitacional dos servidores da UFRB. Paulo Abdalla propõe a continuidade da greve pela pauta local conforme a proposta indicada por Aída, conforme observações de Luís Gustavo e ressalta que os turnos contínuos deve trabalhar com a produtividade e não com a pressão do horário com relógio de ponto. Sirlei Dias propõe a saída da greve nacional e local. Pedro propõe manter-se na greve objetivando definições da pauta local. Luís Gustavo reformula sua proposta com manutenção da greve nacional, aprovação de moção de repudio as declarações do presidente da ANDIFES sobre a greve dos técnicos administrativos e encaminhamento para aprovação pelo CONSUNI, propôs ainda a constituição de uma comissão para construir a proposta de funcionamento para a comissão de avaliação de implantação dos turnos contínuos com apresentação de resultados para a próxima segunda feira (16/06) e comissão para organizar as informações sobre a criação da cooperativa para receber a área para construção de conjunto habitacional dos servidores da UFRB. Após adendos e esclarecimentos de propostas foi iniciada às votações aprovada pela maioria com 2 abstenções, Quanto à criação das comissões foi aprovada por consenso, sendo voluntários para compor a comissão para construir a proposta de funcionamento para a comissão de avaliação de implantação dos turnos contínuos, Carolina Yamamoto, José Mario dos Santos, Simone Fiuza, Alison Nascimento, Suzana Ribeiro e Taiana Conceição. Para a comissão que organizaria as informações sobre a criação da cooperativa para receber a área para construção de conjunto habitacional dos servidores da UFRB, Elielson Aquino, Denis Gadelha, Everaldo Bastos, Paulo Abdalla e Flaviane Souza. Dando seguimento a assembleia foram reformuladas as propostas ficando a votação a continuidade ou não da greve a nível nacional por maioria foi aprovada a continuidade da greve a nível nacional.

O calendário de greve foi construído com reunião do CLG para a segunda-feira (16/06) às 9h na sede da seção local da Assufba com a pauta: informes locais e nacionais e avaliação da greve, e às 14 horas assembleia com a pauta avaliação da greve também na sede da seção local da Assufba.