Ministério da Saúde oferta dose complementar da vacina contra o sarampo

O Ministério da Saúde recomendou, nesta terça-feira (20/08), que crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias fossem vacinadas contra o sarampo. Entre maio e agosto deste ano já foram confirmados 1.680 casos da doença no país, além de 7,5 mil casos em investigações. Segundo a pasta, não houve mortes confirmadas decorrentes da enfermidade.

A recomendação da vacina a essa faixa etária se dá porque este público possui potencial maior de contágio da doença. Normalmente, a prevenção ocorre a partir de duas doses, aos 12 e aos 15 meses de vida. Com a recomendação do ministério, será ofertado uma dose complementar chamada de dose zero.

Na Bahia, após 20 anos sem relatos, mais de 90 casos suspeitos da doença estão em análise e outros 96 foram descartados, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Segundo a Sesab, a Bahia possui até agora três casos importados de sarampo, ou seja, de pessoas que contraíram a doença fora do território baiano, mas com confirmação no Estado. Uma adolescente após viagem a Espanha, um paciente que estava em São Paulo e foi transferido para Salvador e um turista paulista que visitava Porto Seguro foram confirmados pelo órgão.

O Ministério da Saúde relatou que já foram disponibilizadas 7,5 milhões de doses da vacina para São Paulo – Estado atualmente com maior incidência de registros do caso, com 98,5% do total.