No Brasil 75,3% dos idosos dependem do SUS

O Sistema Único de Saúde atende mais de 22 milhões de pessoas acima dos 50 anos, que fazem uso exclusivo do SUS. Este número representa 75,3% dos idosos no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

A grande dependência da população idosa ao SUS aponta a importância do ‘Saúde da Família’ no atendimento ao idoso. A partir de estratégias desse tipo, é possível identificar e prevenir doenças.

O levantamento feito pelo Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi) informa que 83,1% dos idosos fizeram pelo menos uma consulta médica nos últimos 12 meses e 10,2% foram hospitalizados uma ou mais vezes no mesmo período.

A partir da necessidade devido ao momento da crise, houve aumento nos valores dos planos de saúde. Especialistas alertam para a necessidade de capacitação de profissionais do SUS para atender corretamente o público idoso.

Há ainda o alerta para a criação de ambientes que acolham atendimento melhores, mais silenciosos, com cadeiras mais confortáveis, macas mais baixas e pisos não escorregadios.

O estudo entrevistou, entre 2015 e 2016, 10 mil pessoas com 50 anos ou mais em 70 municípios das cinco regiões brasileiras.