Palácio do Planalto estuda proibir uso de calça jeans no prédio por servidores e visitantes

O Palácio do Planalto estaria estudando a publicação de uma normativa que proíbe o uso de calças jeans no prédio. A mudança deve atingir os servidores e pode ser ampliada para visitantes.

Funcionários do prédio afirmam que há uma recomendação já em vigor que pede que os homens usem calça social e mulheres saia, calça social ou vestidos até a altura dos joelhos.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, as regras para entrada no órgão podem ser reformuladas e as atualizações das normas de acesso ao Palácio do Planalto ainda estão sendo estudadas pelos órgãos competentes.

O Planalto, até o momento, indicou através de sua assessoria que é “proibido o uso de vestimentas inadequadas, assim consideradas aquelas que, tendo em vista o padrão médio de comportamento local, são incompatíveis ou não condizem com o respeito, o decoro e a austeridade da Administração Pública.”

Em outros prédios da Esplanada dos Ministérios, como no Congresso Nacional, já existem regras sobre indumentárias. No Congresso é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos nos dias úteis. Essas regras se aplicam a maiores de 12 anos de idade.

Recomenda-se aos homens o uso de calça, camisa e sapatos fechados. Para mulheres, calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

Em algumas circunstâncias ou locais, como a Tribuna de Honra do Plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, é exigido dos homens o uso de terno e gravata.

No caso do Supremo Tribunal Federal (STF), é recomendado aos visitantes que usem terno e gravata, para os homens homens, e vestido, tailleur ou terninho para as mulheres.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) proíbe a entrada com shorts, bermudas, camiseta sem manga, miniblusas, minissaias, trajes de banho, de ginástica e chinelo.