Pesquisa apresenta dados sobre casos de estupro no país; entre 2017 e 2018 foram mais de 50 mil ocorrências

Levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, ocorreram 50.899 registros de crimes de estupro contra meninas com até 18 anos. Em relação ao período anterior, houve um aumento de 62%, considerando os casos possíveis de identificação do gênero e idade das vítimas. A pesquisa ocorreu a pedido da organização Plan International Brasil.

A Plan International Brasil promove os direitos de crianças e adolescentes. A coleta dos dados para a pesquisa ocorreu a partir das informações do 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número total de casos registrados na pesquisa representa uma jovem como vítima de estupro a cada 20 minutos no país.

Em 2019 foi registrado o maior número de casos de estupro desde 2007, ano em que se deu início ao Anuário. Foram mais de 66 mil casos, segundo dados coletados em setembro. Este número simboliza mais de 180 crimes por dia. Entre as maiores vítimas estão as mulheres, com 82% dos casos, enquanto 54% tinham até 13 anos.

Das 27 unidades federativas, 23 compartilharam seus dados aos pesquisadores. Deste quantitativo, apenas 13 apresentaram o sexo e a idade das vítimas. A relação entre a vítima e o autor do crime, por sua vez, só foi informada em 27% dos casos. Foram considerados, para a realização do relatório, casos de estupro (constranger alguém a ter conjunção carnal ou praticar ato libidinoso mediante violência ou grave ameaça) e estupro de vulnerável (conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos).