Projeto que visa universalizar acesso ao ensino e valorizar os profissionais da educação será votado no dia 11 de novembro

A Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE), que visa universalizar o acesso à educação básica e melhorar a qualidade de ensino, é uma das pautas que devem ser votadas no dia 11 de novembro, pela Comissão de Educação (CE). A informação é do senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente do colegiado. 

Entre as propostas do projeto estão erradicar o analfabetismo, garantir equalização de oportunidades educacionais,  articular os níveis, etapas e modalidades de ensino, cumprir os planos de educação em todos os níveis da federação e valorizar os profissionais da educação. Uma tentativa de fazer com que o setor, extremamente prejudicado pela gestão do presidente Bolsonaro, se mantenha vivo e eficiente para população.

Para isso, será necessário que as ações do governo federal e dos governos estaduais e municipais possam ser feitas harmonicamente, em decisões compartilhadas pelos três entes federativos e para que haja um direcionamento nacional para as ações da educação.