Serviços prestados à sociedade podem ser afetados por bloqueio do MEC à UFBA

A Universidade Federal da Bahia é um exemplo de atendimento à sociedade através de serviços gratuitos. O Lactfar (Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas) da Faculdade de Farmácia, o Labimuno (Laboratório de de Imunologia e Biologia Molecular) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e o Abdecon (Instituto de Ciências da Saúde e a Associação Baiana de Defesa do Consumidor) são exemplos dos serviços oferecidos.

O bloqueio de R$ 55,9 milhões  bloqueados pelo MEC (Ministério da Educação) pode comprometer o funcionamento tanto dos laboratórios, quanto do instituto, pois desse montante, R$ 45,5 milhões são referentes às despesas básicas referentes à manutenção predial, contratos de limpeza, segurança e portaria, além de contas de água e energia.

Exames de sangue, de fezes e urina, microbiológicos e para diagnóstico de doenças autoimunes podem ser feitos de segunda a sexta, entre 7h e 15h, no Lactfar. O espaço fica localizado no andar térreo da Faculdade de Farmácia, no campus de Ondina e tem guichês de atendimento, sala de espera com ar condicionado, briquedoteca e atende, em média, mais de 51 mil pessoas por ano. Caso o contingenciamento continue, as atividades do laboratório podem ser severamente comprometidas, prejudicando o atendimento de cerca de 150 pacientes por dia.

O Labimuno também está em risco. Localizado no ICS, no bairro do Canela, o laboratório realiza cerca de 915 mil exames por ano, envolvendo 170 diferentes testes, sendo eles exames tradicionais de análise clínica à biologia molecular. Também há produção de pesquisas, aprendizagem e atendimento a pacientes de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 10 anos, mais de dois milhões de exames foram realizados pelos laboratório.

O laboratório sobrevive com recursos dos serviços prestados ao SUS, do Ministério da Saúde, por isso e não foi ainda afetado diretamente pelo bloqueio orçamentário do MEC (Ministério da Educação). Mas devido a ser localizado no prédio do ICS, deve sofrer com a redução dos serviços de limpeza e segurança, que afetará todo o Instituto de Ciências da Saúde.

Além do atendimento à população, o Labimuno é o espaço para mestres e doutores desenvolverem suas pesquisas. É assim uma plataforma importante para o programa de pós-graduação em Imunologia (PPGIm–UFBA), considerada de excelência, com conceito cinco (numa escala de 1 a 7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Entre as linhas de pesquisa do Labimuno, a utilização de células-tronco no tratamento de úlceras ósseas na anemia falciforme, mutações relacionadas com a predisposição hereditária para o câncer, avaliação de aspectos da imunidade às hepatites, imunidade na linfadenite caseosa, uma doença contagiosa que atinge principalmente ovinos e caprinos e imunidade na periodontite, uma inflamação ao redor dos dentes.

As atividades da Abdecon (Associação Baiana de Defesa do Consumidor) também podem ficar em risco com o congelamento imposto pelo Ministério da Educação. Localizado no primeiro andar da Faculdade de Direito, conta com 36 associados, entre eles estudantes de Direito e da área de concentração em Estudos Jurídicos do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, quatro advogados e a supervisora científica, que podem ter a sede de trabalho, espaço para a realização de eventos e materiais utilizados nas atividades do grupo inviabilizados.

O Governo da Bahia declarou a associação entidade de utilidade pública. O grupo realiza eventos jurídicos, visitas em escolas, capacitações e atua diretamente na abertura de ações civis públicas, que buscam defender interesses coletivos.