Taxa de mortes por Covid-19 é maior entre negros e pessoas sem escolaridade

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) evidencia o quanto o Brasil é um país desigual. De acordo com o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), a chance de um negro morrer por conta da doença é maior do que a de um branco. As informações estão na nota técnica emitida pelo órgão.

Os dados revelam ainda que a diferença é maior entre negros analfabetos (80%) e brancos com nível superior (19%), em relação as chances de morte.

Para concluírem esta pesquisa, o Nois utilizou dados do Ministério da Saúde, do dia 18 de maio, e avaliou aproximadamente 30 mil casos confirmados de Covid-19 em que a vítima já tenha recebido alta médica ou tenha falecido. A partir disso, foi estudado que cerca de 10 mil pacientes foram identificados como brancos e quase 9 mil como pretos ou pardos. Apesar da semelhança no número de casos, quando analisadas apenas as mortes 55% eram pretos e pardos, enquanto 38% eram brancos.

Para aqueles com nenhuma escolaridade, a diferença é de 71% contra 22,5% daqueles que possuem nível superior. A localização geográfica dos pacientes também tem um impacto direto nas chances de sobreviver à doença. O estudo do Nois mostrou que em um município com baixo ou médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a chance de morte é quase o dobro do que numa cidade com IDH muito alto.